top of page
Ana Doce

A minha Base de Dados

Um CRM como é sabido significa “Costumer Relationship Management”, ou seja é um sistema que utilizamos para desenvolver relações com pessoas, com o objectivo de as transformar em clientes.Para que isso aconteça, é imperativo criar laços de confiança e isso só é possível se dermos a atenção devida ao nossos (actuais e futuros) clientes. É importante que cada cliente se sinta único e especial... Este nível de atenção só será possível se criarmos um sistema que nos auxilie com o histórico de conversas tidas anteriormente, que nos alerte para o nosso próximo contacto e o que dizer por forma a manter fluída e consistente a relação que tencionamos criar.

É fácil lembramos-nos dos detalhes das conversas tidas e datas do próximo telefonema quando temos um número reduzido de contactos a serem trabalhados. No entanto, o que é desejável, é que esse número aumente todos os dias.

É fundamental criar uma base de dados devidamente organizada o mais cedo possível. A minha é muito simples. Tenho o nome, contacto telefónico, contacto de email e campo de descritivo de conversas para fácil follow-up. Sem esquecer nunca de agendar a data do próximo contacto.

Para muitos consultores, este texto não acrescenta nada de novo pois têm e trabalham as suas bases de dados todos os dias devidamente. No entanto, existem muitos outros consultores que não o fazem e é para eles que escrevo este texto, sublinhando a necessidade de termos uma base de dados e trabalhá-la todos os dias. O nosso foco deve ser o de aumentar todos os dias o seu número de contactos e de gerir a mesma como se de uma árvore bonsai se tratasse.

Para terminar, acrescento que ao que os nossos colegas americanos chamam de Lead Generation e que dizem ser a actividade de maior importância, é isso mesmo. Gerar e gerir contactos. Então, vamos fazê-lo de uma forma organizada para não dizer exemplar. Bom trabalho!



Comments


bottom of page