top of page
Ana Doce

Encontrar na mudança uma Oportunidade

Em 2012 quando integrei a equipa da Ábaco, atravessávamos um período bastante conturbado na economia nacional. Acho que nenhum de nós deixará de suster a respiração por uns segundos cada vez que ouvir a palavra "troika"! Nessa altura a troika era o vírus, e era a cura ao mesmo tempo... O que é certo é que sabemos hoje queem 2012 a recessão chegou a históricos 4% e a destruição de riqueza terá chegado aos 6,6%. No nosso mercado, refere o idealista que 2012 foi ano em que os preços das casas mais desceram, chegando a -8,13% face ao ano anterior. Bela altura para decidir ser consultor imobiliário não?!

A verdade é que olhando para trás, sinto que os desafios que enfrentei nessa época me deram - como dizia o meu avô - "tarimba", "calo", "traquejo" ou, no nosso vocabulário mais americanizado, "resiliência". Lembro-me sempre com alguma amargura das reuniões que tinha com os proprietários todos os meses quando era necessário baixar preços dos imóveis. Passávamos horas a fazer contas, a tentar perceber onde se poderia ir buscar mais dinheiro. Isto porque na altura o valor pelo qual vendíamos as casas muitas vezes era inferior ao valor das hipotecas que os clientes ainda tinham. Era francamente duro.

Quando comecei, e porque comecei na Ábaco, sob o olhar atento da Maria José Amaro, tornou-se logo claro que o foco estava na angariação. Passados 7 meses já tinha um simpático stock de 13 angariações activas mas estava a fechar o meu primeiro negócio - um arrendamento imagine-se! Não foi fácil. Várias vezes pensei em desistir, em voltar a mudar de vida. Foram 7 meses a trabalhar muito, 6 ou 7 dias por semana, mais de 12 horas por dia e a depender financeiramente dos meus pais. O Ego não estava no seu melhor! Mas realmente ao fim desses 7 meses e depois do 1º negócio, os outros começaram a desenrolar-se e num instante já estava num patamar muito mais interessante.

O mercado começou a melhorar e finalmente os resultados confirmaram a minha opção de vida. pude finalmente começar a pensar num futuro mais decente! :)

Desculpem-me este momento "RTP Memória", maspareceu-me importante contextualizar através desta retrospecção o motivo pelo qual não estou assim tão assustado com este momento que atravessamos.É certo que nesta altura a crise que se aproxima é muito mais global e muito mais letal e ainda muito mais desconhecida que a de há 8 anos atrás. Eé certo também que não quero menosprezar o impacto que as circunstâncias actuais estão a ter nas nossas vidas, nas vidas das nossas famílias, na saúde, no negócio e na economia.Não quero com isto desrespeitar as vítimas desta pandemia nem tão pouco ignorar o facto de que estamos ainda muito no início deste capítulo da nossa história.

O que me leva a estar até de certa forma positivo em relação à continuidade do sucesso da nossa actividade é uma série de certezas que tenho vindo a consolidar nestes últimos 8 anos e que quero partilhar convosco:


1) Estamos no sítio certo!

A Keller Williams e a Ábaco são sem qualquer sombra de dúvida o sítio onde quero estar para garantir que continuo a ter todo o apoio para desenvolver a minha actividade, o meu negócio, a minha equipa. Só quem não tem participado nas Ligações Diárias, nos briefings, nos fóruns, nas formações, etc. é que pode neste momento ter dúvidas disto.Tenho o maior orgulho nesta equipa que nos acompanha e nos serve todos os dias.Sei que sou suspeito porque estou "casado com o inimigo" :) mas também por isso tenho uma noção mais próxima do esforço que tem sido para o staff da Ábaco e da KW Portugal para garantir que nada nos falta. É uma casa fora de série!


2) Sabemos o que temos de fazer

Quem até hoje não ouviu que"o foco está na angariação"é porque foi ao Market Center menos vezes do que a maior parte dos meus clientes. Desde o primeiro dia nesta casa que toda a gente me avisou que o sucesso deste negócio está na angariação. Ao início parece meio dogmático. Todos nós temos uma leve esperança de que nos caia um comprador milionário no colo e consigamos fazer um negócio que até nos permita viver uns seis meses sem ter de trabalhar. Pode ser... mas se calhar assim, o melhor é continuar a apostar no Euromilhões, just in case...


3) Modelos e Sistemas

Parece um chavão não é? Pois, masquando interajo com muitos colegas de outras redes, algumas até com grande visibilidade, e faço perguntas sobre a sua actividade, percebo que muitas delas estão a anos-luz de nós em termos de modelos e sistemas.Surge-me sempre uma imagem de alguém que, não tendo impressora, copia artigos da internet para o papel para ler mais tarde. Sim, é uma maneira, mas será a mais eficiente??!!


4) Serviço de Qualidade

As ferramentas que a KW nos oferece garantem que o serviço que prestamos aos nossos clientes está ao nível dos melhores que existem no nosso mercado. a visibilidade dos nossos anúncios, o apoio jurídico, financeiro, backoffice, etc. asseguram que temos um grau de especialização elevadíssimo e que, dessa forma, os nossos imóveis estão super expostos ao mercado. Só assim conseguimos efectivamente vender e vender bem (mais depressa e pelo melhor valor).



A crença absoluta nestes 4 pontos dá me segurança e estabilidade. Deixa-me continuar a fazer planos de futuro, de crescimento e de desenvolvimento da minha equipa. Como sabem a equipa tem estado permanentemente em evolução, sendo a mais recente a chegada da Tânia Mota como buyer agent.A Tânia é um exemplo perfeito de que com as actividades certas e o foco na "Única Coisa" conseguimos resultados. Começou esta actividade em Janeiro e está já neste momento a concluir a sua 4ª transacção.


Por favor não considerem o que vos vou dizer de seguida como uma "gabarolice", mas sim como um exemplo que gostaria que vos motivasse a continuar a investir na vossa actividade com toda a força e garra que as vossas famílias merecem.Durante este período de quarentena realizámos 2 Open Houses Virtuais, melhoramos todas as reportagens fotográficas das nossas angariações, gravámos vídeos "amadores" de todas elas, publicámos anúncios nas redes sociais para todos os nossos imóveis e conversámos abertamente com todos os nossos proprietários sobre os seus objectivos, receios e projectos de vida.Aumentámos os nossos períodos de Lead Gen com foco nos contactos com maior potencial de negócio imediato. Conversámos abertamente com o nosso Círculo de Influência Pessoal, com parceiros de outras mediadoras e com fornecedores de serviços. Revimos o nosso modelo orçamental e cortámos custos. Abraçámos o WhatsApp como ferramenta de contacto de eleição.


Os resultados? Os resultados são animadores!

11QV's em Video-chamada

7angariações

4CPCV's

1Escritura

1Aditamento de CPCV (Escritura atrasada uns meses)


Temos várias angariações a caminho, propostas em negociação e comissões prestes a facturar. Estamos animados! Estamos cansados, sabemos que não é altura de aliviar a pressão, mas estamos a dar tudo! Por nós, pelos nossos clientes e pelas nossas famílias!

Obrigado à minha equipa que muitas vezes me ajuda a ganhar forças, que eleva os standards e que me obriga a dar mais. Obrigado à Ábaco que me permite integrar um ambiente de produtividade e qualidade cruciais. Obrigado aos clientes que confiam claro!E obrigado a Ti! Que leste este texto até ao fim e não desististe a meio :) É só isso que tens que fazer por ti e pelo teu negócio!

Muito boa sorte, saúde e negócios a todos!


Pedro Lima, Top Producer


Comments


bottom of page